Mariana Ximenes, Sabrina Sato e Taís Araújo são madrinhas de festival de gastronomia feminina organizado pelo Eataly

Ação acontece de 31 de julho a 2 de agosto e terá menu exclusivo assinado por mulheres, com lucro revertido para construção de uma cozinha da ONG Casa do Rio na Amazônia

Como parte das comemorações dos seus 5 anos de Brasil, o centro de gastronomia Eataly apresenta, de 31 de julho a 2 de agosto, o “Festival das Mulheres”, uma grande celebração feminina na gastronomia.

Serão duas ações simultâneas – O “Forum Delle Donne” é o primeiro fórum digital inteiramente gratuito do Eataly, uma série de lives com grandes mulheres e suas reflexões sobre o papel da mulher na gastronomia: equidade, diversidade, empreendedorismo, ancestralidade, inovação, autonomia – e, claro, maravilhosas receitas. Convidadas de peso como Bianca Laufer (Green People), Mariana Fonseca (CEO Grupo Myk), Nina Silva (CEO Movimento Black Money), a jornalista Alexandra Farah, Priscila Sabará (FoodPass), Rosa Moraes (Laureate Brasil), Janaina Rueda (Dona Onça), Elizandra Cerqueira (Presidente da Associação Mulheres de Paraisópolis) vão participar de conversas inspiradoras para a audiência do Eataly.

Para gerar impacto social e contribuir com o empreendedorismo feminino por meio da gastronomia, o Eataly realiza na ocasião sua segunda ação gastronômica beneficente para levantar fundos para a construção de uma cozinha comunitária para as mulheres do município de Careiro, Amazonas – um projeto da ONG Casa do Rio. A primeira e então inédita ação beneficente por delivery, realizada em maio, reuniu renomados chefs brasileiros e o italiano estrelado Massimo Bottura (Osteria Francescana), arrecadou R﹩13.000,00 para o projeto, cuja meta é conseguir R﹩150.000,00 para construir e equipar a cozinha.

Para esta segunda ação de arrecadação, o Eataly criou o “Menu Delle Donne”, pensado por grandes artistas: Mariana Ximenes, Sabrina Sato e Taís Araújo foram convidadas a sugerir, cada uma, um prato assinado por uma mulher. Mariana co-criou com a chef Alessandra Nega (restaurante Deus é Sabor, em São Paulo) o “Nhoque de Inhame com Molho ao Pomodoro e Pesto de Baru”. Sabrina indicou a “Caponata de Beringela” de Dona Kika Sato, receita de sucesso no seu canal de YouTube, o “Dona Kika”. Já Taís Araújo indicou a culinária da chef e personalidade da TV Carmem Virginia, do restaurante Altar Cozinha Ancestral, em Recife. Para o Menu Delle Donne, Carmem criou o “Ragu de Rabada, Caruru e Acaçá de Leite”. O menu ainda ganha, ainda, a sobremesa “babá ao rum com licor de tangerina e creme´, pensada pelas chefs Luana Barzoni Castro e Camilla Gaspari, do Eataly.

O menu será vendido pelo valor R﹩185,00 por pessoa, cujo lucro será destinado à ONG Casa do Rio. Será comercializado pelo IFood, entre nos dias 31 de julho e 02 de agosto, no almoço e no jantar, e no restaurante Pasta & Pizza do Eataly, somente no horário do almoço. O cliente também pode reservar o menu e retirar em opção take out na própria loja enviando um e-mail para eventos@eataly.com.br .

“Estamos orgulhosos e felizes por celebrar as mulheres na gastronomia”, diz Luigi Testa, diretor geral do Eataly SP. “Esperamos criar um ambiente importante para a valorização do papel delas na sociedade e gerar uma ação de impacto para as mulheres cozinheiras da Amazônia, por meio da cozinha que a Casa do Rio vai montar em Careiro”, almeja.

A intenção do Eataly é manter uma parceria duradoura com a instituição, trabalhando e trocando saberes com as mulheres empreendedoras que trabalham com alimentos e gastronomia na região. “A iniciativa do Eataly é muito bem vinda para a continuidade do trabalho da Casa do Rio com as comunidades da Amazônia, em especial com as mulheres, que estão muito animadas pela possibilidade de ganharem um espaço para aprimorar receitas e criar produtos para o mercado local”, diz Thiago Cavalli, fundador e diretor de relações institucionais da Casa do Rio.

Sobre a Casa do Rio

A Casa do Rio é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos fundada em 2014. Acolhemos os saberes e as práticas dos povos da floresta, premissa para iniciativas com as comunidades às margens da rodovia BR 319, no estado do Amazonas, que promovem o desenvolvimento humano e territorial, a educação integral, o fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica, o empreendedorismo sustentável de jovens e mulheres, a conservação da biodiversidade. Criando e fortalecendo redes. Sementes para a construção de territórios do bem viver em uma Amazônia sustentável.

http://www.casadorio.org

Instagram: @casadorio_
Deixe seu Comentário
Artigo de

Redação Sampa