O carnaval é importante, nossa saúde também

foto mão com luvas segurando máscara
imagem: Hank Williams

Talvez uma das maiores dúvidas para quem acompanha nosso portal e as movimentações atuais, é a respeito do carnaval em 2021. Vai rolar? Sinceramente, não sei. Mas honestamente, acredito que fazer uma festa dessa magnitude no próximo ano um risco muito alto. 

Pesquisas afirmam (coloco os links abaixo para conhecimento) que períodos de quarentena podem ser necessários nos próximos dois anos. Além de que a última etapa para o retorno das aglomerações são os shows, também projetados apenas para 2022. Tendo em vista esse cenário, uma festa como o carnaval deveria ser remanejada até que tenhamos certeza da contenção total do novo coronavírus.

Contudo, algumas escolas de samba já estão soltando seus enredos e os preparativos do próximo ano. Os blocos também iniciaram a escolha de tema. E claro que vão fazer isso, os ensaios da próxima festa começam logo após a quarta-feira de cinzas. 

O governo está tomando medidas apenas com os eventos mais próximos e nada a respeito do carnaval foi notificado até o momento. E isso é um motivo de preocupação. Muitas pessoas aproveitam a época para fazer alguns “bicos” e aumentar a renda. Isso sem falar nas pessoas que trabalham no interno das escolas de samba, com as fantasias, as construções dos carros alegóricos entre outras produções. São trabalhadores que tiram sua renda do carnaval.

Essas pessoas estão desamparadas até o momento. O governo vai esperar até fevereiro do ano que vem para falar que o carnaval está cancelado? Provavelmente sim. E o esforço de todos esses profissionais será em vão? Provavelmente sim? Mas vai ter carnaval ou não? Vamos ter que esperar para ver.

O coronavírus é uma doença que aparenta estar em fase inicial ainda no Brasil. Boa parte das pessoas ainda acreditam que a pandemia é uma histeria global. Mas acredite, é uma doença séria, que possui uma forma de transmissão muito simples e extremamente letal.

E acredito fielmente que após toda essa pandemia nós brasileiros precisamos de mais um carnaval para recuperar nossas energias. Agora olhando por outro lado sabemos que isso não é possível. Enquanto esse dia não chega, vamos nos proteger e cuidar de quem amamos e ficar em casa.

Reportagens sobre o retorno das aglomerações:

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/04/14/distanciamento-social-para-conter-novo-coronavirus-pode-ser-necessario-ate-2022-diz-estudo-de-harvard.ghtml

https://veja.abril.com.br/saude/coronavirus-pesquisa-distanciamento-2022/

Deixe seu Comentário

Redação Sampa